segunda-feira, 3 de dezembro de 2012


Qual a importância do brincar para desenvolvimento infantil?

A maneira como uma criança brinca reflete sua forma de pensar e sentir, nos mostrando, quando temos olhos pra ver, como está se organizando frente à realidade, construindo sua historia de vida, conseguindo interagir com pessoas e situações de modo original, significativo e prazeroso, ou não. As ações da criança ou de qualquer pessoa refletiram enfim sua estruturação mental, o nível de seu desenvolvimento cognitivo e afetivo-emocional.
Brincar é desenvolver um artista que a em cada um. É expressar o sentimento através dos movimentos corporais, verbais e musical, emitindo sons, ou seja, leva a ter a essência, a forma e inconsciente.
A criança quando brinca esta ampliando o conhecimento, porque esta vivendo aquilo no momento e revelando coisas que nunca revelou, mostrando seu melhor ou seu pior.
Segundo a perspectiva Walloniana o desenvolvimento infantil é um processo pontuado por conflitos. Conflitos de origem exógena, quando resultantes dos desencontros entre as ações da criança e o ambiente exterior, estruturado pelos adultos e pela cultura. De natureza endógena, quando gerados pelos efeitos da maturação nervosa. Até que se integrem aos centros responsáveis por seu controle, as funções recentes ficam sujeitas a aparecimentos intermitentes e entregues a exercícios de si mesmas, em atividades desajustadas das circunstâncias exteriores. Isso desorganiza, conturbam, as formas de conduta que já tinham atingindo certa estabilidade na relação como meio.
Wallon vê o desenvolvimento como uma construção progressiva em que se sucedem fases com predominância alternadamente afetiva e cognitiva. Cada fase tem um colorido próprio, uma unidade solidaria que é dada pelo predomínio de um tipo de atividade. As atividades predominantes correspondem aos recursos que a criança dispõe, no momento, para interagir com o ambiente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário