Qual
a importância do brincar para desenvolvimento infantil?
A maneira como uma criança
brinca reflete sua forma de pensar e sentir, nos mostrando, quando temos olhos
pra ver, como está se organizando frente à realidade, construindo sua historia
de vida, conseguindo interagir com pessoas e situações de modo original,
significativo e prazeroso, ou não. As ações da criança ou de qualquer pessoa
refletiram enfim sua estruturação mental, o nível de seu desenvolvimento
cognitivo e afetivo-emocional.
Brincar é desenvolver um
artista que a em cada um. É expressar o sentimento através dos movimentos
corporais, verbais e musical, emitindo sons, ou seja, leva a ter a essência, a
forma e inconsciente.
A criança quando brinca esta
ampliando o conhecimento, porque esta vivendo aquilo no momento e revelando
coisas que nunca revelou, mostrando seu melhor ou seu pior.
Segundo a perspectiva
Walloniana o desenvolvimento infantil é um processo pontuado por conflitos.
Conflitos de origem exógena, quando resultantes dos desencontros entre as ações
da criança e o ambiente exterior, estruturado pelos adultos e pela cultura. De
natureza endógena, quando gerados pelos efeitos da maturação nervosa. Até que
se integrem aos centros responsáveis por seu controle, as funções recentes ficam
sujeitas a aparecimentos intermitentes e entregues a exercícios de si mesmas,
em atividades desajustadas das circunstâncias exteriores. Isso desorganiza,
conturbam, as formas de conduta que já tinham atingindo certa estabilidade na
relação como meio.
Wallon vê o desenvolvimento
como uma construção progressiva em que se sucedem fases com predominância
alternadamente afetiva e cognitiva. Cada fase tem um colorido próprio, uma
unidade solidaria que é dada pelo predomínio de um tipo de atividade. As
atividades predominantes correspondem aos recursos que a criança dispõe, no
momento, para interagir com o ambiente.
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