segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

FORMAÇÃO DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL


Educar, brincar e cuidar são questões básicas e essenciais para a educação infantil, onde o professor deve ter um planejamento para poder saber e poder administra-las com excelência.


EDUCAR

Propiciar situações de cuidados, brincadeira e aprendizagens orientadas de forma integrada que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal e de ser e estar com os outros.

Desenvolvimento das capacidades de apropriação e conhecimento da potencialidades corporais, afetivas, emocionais, estéticas e éticas.


CUIDAR

contemplar o cuidado na esfera da instituição da educação infantil significa compreende-lo como parte integrante da educação, embora possa exigir conhecimentos, habilidades e instrumentos que extrapolam a dimensão pedagógicas  Ou seja, cuidar de uma criança em um contexto educativo demanda a integração de vários campos de conhecimento e a cooperação de profissionais de diferentes áreas.

BRINCAR

A brincadeira é uma linguagem infantil que mantém um vínculo essencial com aquilo que é o não brincar. 

A brincadeira favorece a auto-estima das crianças auxiliando-as a superar progressivamente suas aquisições de forma criativa. 






FORMAÇÃO DO PROFESSOR

Ter nível superior em licenciatura de graduação plena, admitida como formação mínima. 
Exige que o professor tenha uma competência polivalente (ser polivalente significa que o professor pode trabalhar com conteúdo de natureza diversas, que abrange desde os cuidados básicos essenciais até os conhecimentos específicos provenientes das diversas áreas do conhecimento).

Observar, registrar, planejar  são atividades básicas e essenciais para uma boa formação do professor.



CURRÍCULO

O que ensinar?
Para que ensinar?
Como ensinar?
Para quem ensinar?

Tudo isso são questões de planejamento, que já está tudo explicado em um dos posts anteriores.











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