segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

FORMAÇÃO DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL


Educar, brincar e cuidar são questões básicas e essenciais para a educação infantil, onde o professor deve ter um planejamento para poder saber e poder administra-las com excelência.


EDUCAR

Propiciar situações de cuidados, brincadeira e aprendizagens orientadas de forma integrada que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal e de ser e estar com os outros.

Desenvolvimento das capacidades de apropriação e conhecimento da potencialidades corporais, afetivas, emocionais, estéticas e éticas.


CUIDAR

contemplar o cuidado na esfera da instituição da educação infantil significa compreende-lo como parte integrante da educação, embora possa exigir conhecimentos, habilidades e instrumentos que extrapolam a dimensão pedagógicas  Ou seja, cuidar de uma criança em um contexto educativo demanda a integração de vários campos de conhecimento e a cooperação de profissionais de diferentes áreas.

BRINCAR

A brincadeira é uma linguagem infantil que mantém um vínculo essencial com aquilo que é o não brincar. 

A brincadeira favorece a auto-estima das crianças auxiliando-as a superar progressivamente suas aquisições de forma criativa. 






FORMAÇÃO DO PROFESSOR

Ter nível superior em licenciatura de graduação plena, admitida como formação mínima. 
Exige que o professor tenha uma competência polivalente (ser polivalente significa que o professor pode trabalhar com conteúdo de natureza diversas, que abrange desde os cuidados básicos essenciais até os conhecimentos específicos provenientes das diversas áreas do conhecimento).

Observar, registrar, planejar  são atividades básicas e essenciais para uma boa formação do professor.



CURRÍCULO

O que ensinar?
Para que ensinar?
Como ensinar?
Para quem ensinar?

Tudo isso são questões de planejamento, que já está tudo explicado em um dos posts anteriores.











SITUAÇÃO PROBLEMA 2 

"Priscila, nossa estagiaria, concluiu seu curso de Pedagogia e foi chamada para participar do processo seltivo de uma escola de Educação Infantil , para o cargo de Professora. Em uma das etapas da seleção foi solicitado aos candidatos a elaboração de uma proposta de trabalho voltada para crianças da creche e da pré-escola. Para a elaboração de suas propostas os candidatos receberam as seguintes orientações.


  1. Definir a faixa etária;
  2. Definir o espaço a ser utilizado no desenvolvimento da ação;
  3. Definir pelo meno um material a ser utilizado;
  4. Descrever uma ação com o material escolhido;
  5. Embasar teoricamente sua proposta de ação servindo-se das teorias de Piaget ou Wallon."
Foi-nos proposto a elaboração de uma atividade seguindo os critérios exibidos acima. Elaboramos este jogo da memória que consta na proposta abaixo. Gostaríamos de compartilhar e que este jogo seja uma ideia para que já está atuando na área.

PLANEJAMENTO DE AULA

Vivenciamos neste semestre planejamentos e plano de aula que serve para direcionar a aula sem desperdiçar tempo, deixando o professor seguro e preparado para o contexto a ser aplicado. Nesta postagem iremos mostrar o passo a passo de como se montar um planejamento.


  •  ORGANIZAÇÃO DO TEMPO (ROTINA)

  1. Deve prever possibilidades diversas;
  2. Atividades mais ou menos movimentadas;
  3. Individuais ou em grupos;
  4. Com maior ou menor grau de concentração;
  5. De repouso, alimentação ou higiene;
  6. Referente aos diferentes eixos de trabalho.
  • ATIVIDADES PERMANENTES
  1. Com datas e horários fixos (lanche, parque,...)
  • SEQUENCIAS DE  ATIVIDADE
  1. Formas de trabalhar com as crianças;
  2. Trabalho dirigido:
  3. O que eu quero trabalhar nas crianças.
  • PROJETO DE TRABALHO
  • ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO E SELEÇÃO DOS MATERIAIS
  • OBSERVAÇÃO, REGISTRO E AVALIAÇÃO FORMATIVA
                                             



Qual a importância do brincar para desenvolvimento infantil?

A maneira como uma criança brinca reflete sua forma de pensar e sentir, nos mostrando, quando temos olhos pra ver, como está se organizando frente à realidade, construindo sua historia de vida, conseguindo interagir com pessoas e situações de modo original, significativo e prazeroso, ou não. As ações da criança ou de qualquer pessoa refletiram enfim sua estruturação mental, o nível de seu desenvolvimento cognitivo e afetivo-emocional.
Brincar é desenvolver um artista que a em cada um. É expressar o sentimento através dos movimentos corporais, verbais e musical, emitindo sons, ou seja, leva a ter a essência, a forma e inconsciente.
A criança quando brinca esta ampliando o conhecimento, porque esta vivendo aquilo no momento e revelando coisas que nunca revelou, mostrando seu melhor ou seu pior.
Segundo a perspectiva Walloniana o desenvolvimento infantil é um processo pontuado por conflitos. Conflitos de origem exógena, quando resultantes dos desencontros entre as ações da criança e o ambiente exterior, estruturado pelos adultos e pela cultura. De natureza endógena, quando gerados pelos efeitos da maturação nervosa. Até que se integrem aos centros responsáveis por seu controle, as funções recentes ficam sujeitas a aparecimentos intermitentes e entregues a exercícios de si mesmas, em atividades desajustadas das circunstâncias exteriores. Isso desorganiza, conturbam, as formas de conduta que já tinham atingindo certa estabilidade na relação como meio.
Wallon vê o desenvolvimento como uma construção progressiva em que se sucedem fases com predominância alternadamente afetiva e cognitiva. Cada fase tem um colorido próprio, uma unidade solidaria que é dada pelo predomínio de um tipo de atividade. As atividades predominantes correspondem aos recursos que a criança dispõe, no momento, para interagir com o ambiente.



LDB
Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) define e regulariza o sistema de educação brasileiro com base nos princípios presentes na Constituição. Foi citada pela primeira vez na Constituição de 1934.
A primeira LDB foi criada em 1961, seguida por uma versão em 1971, que vigorou até a promulgação da mais recente em 1996.
Antes da alteração de 1996 a Educação Infantil não existia, o professor era apenas um auxiliar técnico onde a sua principal função era cuidar da criança. Na rede particular sempre existiu, já na pública/prefeitura não, pois não havia investimento. 
Após as alterações da LBD houve um marco, por que foi estabelecido o ensino básico. Foi repensado a formação do professor fazendo com que o curso técnico (magistério) fosse extinto, para que fosse possível formar professores mais capacitados para darem conta da educação infantil. Antes de 1996


CASO DAS MENINAS LOBO


Amala e Kamala , também conhecidas como as meninas lobo, foram duas crianças selvagens encontradas na Índia no ano de 1920. A primeira delas tinha um ano e meio e faleceu um ano mais tarde. Kamala, no entanto, já tinha oito anos de idade, e viveu até 1929. Elas eram como lobos crianças,muito estranhas mas com uma história interresantissima Suas idades presumíveis eram de 2 e 8 anos. Deram-lhes os nomes de Amala e Kamala, respectivamente. Após encontrá-las, o Reverendo Singh levou-as para o orfanato que mantinha na cidade de Midnapore. Foi lá que ele iniciou o penoso processo de socialização das duas meninas-lobo. Elas não falavam, não sorriam, andavam de quatro, uivavam para a lua e sua visão era melhor à noite do que de dia. Amala, a mais jovem, morreu com um ano e meio de idade devida a adaptação dolorosa do abrigo (como ela não tinha a alimentação que ela estava acostumada de carne crua e podre) Kamala viveu durante oito anos na instituição que a acolheu, humanizando-se lentamente. Ela necessitou de seis anos para aprender a andar e pouco antes de morrer só tinha um vocabulário de 50 palavras. Atitudes afetivas foram aparecendo aos poucos.
Ela chorou pela primeira vez por ocasião da morte de Amala e se apegou lentamente às pessoas que cuidaram dela e às outras crianças com as quais viveu.


ESTUDO DE CASO 1
De acordo com debate em grupo chegamos a conclusão que as meninas não foram deixadas ao mesmo tempo. Kamala (a mais velha) chegou primeiro, quando ainda era pequena, e Amala chegou depois. Concluimos que a Kamala, apesar das dificuldades, não desaprenderia a falar e nem desaprenderia a andar, tomaria para si hábitos     que aprendera com os lobos mas não deixaria de lado o conhecimento já adiquirido. Por esse motivo acreditamos que as duas foram deixadas ainda pequenas.
Segundo pesquisa realizada sobre Vygotsky, o mesmo afirma que a criança é influenciada pelo meio, assim como as crianças selvagens foram inseridas em um meio onde precisaram se adaptar bruscamente para a própria sobrevivência. Não conseguiram de modo fácil e natural absorver e associar o que era lhe passado como para as outras crianças da mesma idade, pois o fato de ter vivido nesse ambiente quando pequenas afetou o modo de pensar e agir.

Este semestre em nossa Unidade de Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem aprendemos sobre Psicologia do Desenvolvimento, que é o estudo do desenvolvimento do ser humano. Estudamos como o ser humano se desenvolve do nascimento até a vida adulta. Através de estudos teóricos e científicos estudamos isso, estudamos também o desenvolvimento da personalidade e desenvolvimento da sociedade.